Ontem (04/06), véspera da data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a ministra Izabella Teixeira participou da Green Nation Fest, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, e anunciou o início da contagem regressiva para a Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, que acontece de 13 a 22 de junho na capital fluminense.
Tratava-se se uma programação festiva e social, na qual cinema, educação, esporte e moda foram utilizados para tratar de questões ambientais. O Green Nation Fest contou com a presença da modelo Gisele Bundchen, Embaixadora da Boa Vontade da Organização das Nações Unidas (ONU), que, ao lado da ministra, plantou uma árvore e participou de diversas outras atividades.
Durante a Rio+20 uma intensa programação vai acontecer em vários pontos da cidade, promovendo discussões com enfoques diversos, numa proposta de resgatar o que foi abordado e proposto há 20 anos, na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, conhecida como Rio 92 ou Eco 92. Ao que tudo indica, a programação do evento oficial deve abordar a governança ambiental e consolidar o conceito de “Economia Verde”, que se tem firmado como a nova aposta de governos e setores do ambientalismo. Diversos líderes governamentais confirmaram presença.
Mas não só a programação “oficial” fará a Rio+20. Nos eventos paralelos, pessoas de várias nacionalidades participarão de debates relacionados a alternativas de questões ambientais, sociais e econômicas, estimulando a sociedade civil global a propor soluções para um desenvolvimento sustentável e alternativas produtivas.
No Aterro do Flamengo, por exemplo, acontece a “Cúpula dos Povos na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental”, que de acordo com a comissão organizadora pretende transformar a Conferência numa oportunidade para tratar dos problemas atuais enfrentados pela humanidade e demonstrar a força política dos povos organizados. Com o lema “Venha reinventar o mundo”, a Cúpula dos Povos faz um convite às organizações e movimentos sociais do Brasil e do mundo para participar da discussão e da busca de soluções.
O Ministério da Cultura (MinC) também elaborou uma programação para o período da Rio+20, e vai ocupar dois armazéns na zona portuária do Rio, denominados “Armazém da Utopia” e “Galpão da Cidadania”. Lá, nos dias 14 e 15, promove uma série de eventos, como por exemplo a Desconferência Cultura e Sustentabilidade na Rio+20, que tem como objetivos proporcionar um espaço para a sociedade civil debater a “Cultura como Quarto Pilar do Desenvolvimento Sustentável”, e produzir a Carta da Cultura Rio+20.
Todas as atividades do MinC estão disponibilizadas no blog Cultura e Sutentabilidade, lançado no dia 18 de maio.
GANESHA NA RIO+20
A partir do dia 14 de junho a equipe do Pontão Ganesha estará no Rio de janeiro, acompanhando a Rio+20. A proposta é realizar a cobertura de eventos que envolvam cultura digital, comunicação, cidadania, economia criativa e mídia livre, temas diretamente relacionados às atividades dos Pontos de Cultura.
Ao longo da semana serão divulgadas informações sobre as atividades e a programação de nossa cobertura no evento.