Dia 18 de janeiro uma serie de sites, blogs e coletivos vão utilizar seus ambientes na rede para protestar contra o SOPA (Stop Online Piracy Act), projeto de lei norte-americano, que permitiria ao “Departamento de Justiça dos EUA, bem como aos detentores de direitos autorais, buscar ordens judiciais contra sites acusados de permitir ou facilitar violação de direitos autorais”.
Apesar da proposta ser originada nos Estados Unidos, uma serie de consequências respingariam por diversos países – incluindo o Brasil – uma vez que o país concentra a maioria dos serviços e sites utilizados pelos usuários da rede todos os dias. Youtube, Facebook, WordPress, Google, Gmail, Twiiter, por exemplo, poderiam ser afetados pela lei em questão, uma vez que estariam subordinados à legislação Americana.
O movimento #SOPABlackoutBR não determina como deve ser demonstrado esse apoio, mas a manifestação mais comum deve ser a de manter o site fora do ar por 12h (de 8h às 20h), dando uma amostra para as pessoas de como seria não ter acesso a um endereço de site, caso ele fosse bloqueado pelo SOPA.
O objetivo do #SOPABlackoutBR é marcar uma posição e mostrar às autoridades Brasileiras e grandes grupos econômicos a posição da sociedade ao SOPA e demais práticas, normas, medidas judiciais e leis que possam ameaçar a liberdade na Internet.
Mais informações:
https://docs.google.com/document/d/1QGsBZb-J9Er5ZdbyserR3-raPmUxqTS4o462i6t86Ng/edit
http://www.trezentos.blog.br/?p=6642
http://www.novae.inf.br/site/modules.php?name=Conteudo&pid=605