Em uma semana, os catarinenses interessados por tecnologia e software livre estarão reunidos no centro de eventos de São José. O motivo é a sexta edição do SoLiSC (Congresso Catarinense de Software Livre), que ocorre entre os dias 21 e 22 de outubro e traz 27 palestrantes, quatro workshops e coloca a tona tudo o que rola no universo tecnológico.
Curiosos e interessados de todo o país são aguardados para o debate de temas como: software livre, desenvolvimento de software com destaque para a linguagem PHP, administração de sistemas, redes e segurança, hardware e sistemas embarcados e multimídia.
Entre os palestrantes, figuras como Antônio Moreiras (do NicBR – um dos órgãos responsáveis pelo gerenciamento da Internet no Brasil) sócio/Desenvolvedor da Jera Software Ágil e CEO da Blackdog Studio, Bruno PorKaria; e também a presença do criador do Rails Summit e do RubyConf Brasil, Fabio Akita; mostram que a organização escolheu a dedo cada integrante do evento.
Durante o encontro acontecerão quatro workshops, divididos entre os dois dias do congresso. Na sexta-feira, acontecem os workshops: Desenvolvendo em Java Demoiselle 2.0, com Fabiano Castro Pereira; e PHP Profissional, com Flávio Lisboa. No sábado, ocorrem os workshops: Montando o Ambiente Pentaho, com Roberto Falanga Junior; e o Minicurso de Expressões Regulares, com Júlio Neves.
“Selecionamos profissionais de diferentes segmentos, e de diversas áreas de atuação. Haverão palestras desde redes sociais a programação”, conta uma das organizadoras, Marlei Grolli.
O SoliSC promove um fórum permanente de discussão sobre Software Livre e busca, através da Associação Solisc desenvolver ações para incentivar o uso e desenvolvimento de soluções baseadas em Software Livre na sociedade. como palestras, cursos, eventos.
Segundo a organização, o público aumenta a cada ano. “Tanto nas duas edições que ocorreram em Joinville, quanto nas de Florianópolis, percebemos o crescente interesse pelo software livre e nosso feedback foi muito bom. Estamos confiantes para essa edição”, finaliza Marlei.
O evento é organizado pela Associação Solisc, com o apoio da Prefeitura Municipal de São José.