Ministra Ana de Hollanda inaugura Espaço Mais Cultura em Florianópolis

Em Florianópolis para a inauguração do primeiro Espaço Mais Cultura do país – ocorrido na quinta-feira, 20/10),  a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, destacou a característica de Santa Catarina como um estado pioneiro nas parcerias firmadas com a união, visando a viabilização e desenvolvimento  de projetos que objetivam o incremento cultural e progresso social.

Isso foi evidenciado nos vários discursos proferidos durante a cerimônia, quando muito se falou a respeito de futuras obras e iniciativas voltadas a preservar, valorizar e difundir a diversidade e riqueza da cultura catarinense, com atenção às demandas verificadas nas localidades.

 
Em relação ao espaço inaugurado em Florianópolis, por exemplo, a proposta é utilizar a tecnologia em favor da cultura, oferecendo oficinas de informática, animação gráfica e produção de games, por exemplo. “Os Espaços Mais Cultura são uma de nossas ações de pulverização cultural, que levam em conta aspectos regionais e de formação, característicos de nossa riqueza cultural. Aqui, por exemplo, foi uma demanda da cidade criar um espaço cultural com perfil digital voltado para animação”, afirmou a ministra.
 
Assim, em um espaço cedido pela Fundação Vidal Ramos (que fica na rua Vitor Konder, no centro de Florianópolis) funcionarão uma sala de informática, uma de criação e desenvolvimento de projetos e um estúdio adaptado para gravações em áudio, onde se pretende atender cerca de 90 pessoas por dia, prioritariamente provenientes  do Maciço do Morro da Cruz.
 
No total foram investidos R$ 754 mil na reforma e adaptação da estrutura,  que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cultural para o Projeto do Maciço do Morro da Cruz.
 
A ministra destacou as parcerias firmadas pelo MinC para a execução do projeto, lembrando que para viabilizar suas ações o ministério não trabalha sozinho. Em Florianópolis, o projeto foi desenvolvido em parceria com o Ministério das Cidades,  e contará com a participação do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), e apoio da FCFFC (Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes).
 

“Agilidade” e “Falta de…”

Durante o evento em Florianópolis, a ministra Ana de Hollanda declarou que fez questão de comparecer ao evento em Florianópolis por se tratar da inauguração do primeiro Espaço Mais Cultura do país, e parabenizou o prefeito Dario Berger pela agilidade com que o município conduziu o projeto, lembrando, inclusive, que a cidade tem um projeto já aprovado  para o PAC – 2 , que prevê a construção de uma Praça dos Esportes e da Cultura (PEC). “A documentação já foi providenciada, está tudo regularizado e Florianópolis  terá uma das maiores  PECs do país, com cerca de 7mil metros quadrados.
 
Questionada sobre a necessidade de Santa Catarina finalizar seu processo de adesão ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), a ministra reforçou a importância de que os estados estejam alinhados ao Sistema Nacional, lembrando que o Procultura (lei que tramita no Congresso e que substituirá a Lei Rouanet) prevê repasses de valores, mas que para isso o estado precisa estar integrado ao SNC.
 
“Santa Catarina vai ter que se integrar”, disse, dirigindo um apelo ao governador do Estado para que agilize a finalização do processo de adesão.
 
Santa Catarina foi o primeiro estado a firmar a parceira com o SNC, mas até agora não concluiu o processo. O prazo se encerra em 31 de dezembro.
 
(Leia mais sobre a ministra em Florianópolis na quarta edição da revista Ganesha Digital, que entra na rede a partir da próxima semana)