O Secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, Cesar Souza Junior, solicitou o encaminhamento na última quarta-feira (dia 9/11) de um ofício ao Ministério da Cultura, solicitando a prorrogação da vigência do Acordo de Cooperação Federativa visando a adesão do Estado ao Sistema Nacional de Cultura. Com isso, o Estado passa a ter prazo até dezembro de 2012 para dar seguimento ao processo de adesão.
O Secretário também designou Carol Freitas, Analista Cultural da SOL, para coordenar a implementação do Sistema Estadual de Cultura. E há muito trabalho pela frente. A primeira etapa compreende a constituição de uma comissão para a elaboração de um plano de trabalho envolvendo a Secrettaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte – SOL, Fundação Catarinense de Cultura – FCC e o Conselho Estadual de Cultura – CEC.
A notícia foi bem recebida pelos representantes das áreas culturais atendidas pela Sol, que destacaram não apenas o fato, mas também a importância do “passo inicial” dado pelo Secretário no sentido de garantir à cultura do Estado os benefícios políticos e financeiros para a área, a partir da adesão ao SNC
“Esta atitude corresponde às expectativas da sociedade catarinense, e é um sinal concreto de diálogo entre o Governo do Estado e a classe cultural”, declarou Iur Gomes, Presidente da Cinemateca Catarinense. Opinião semelhante foi manifestada pelo Presidente da Federação Catarinense de Teatro – Fecate, Willian Sieverdt, que projeta resultados ainda mais positivos a partir desta iniciativa. “Esta atitude dá a ideia de que nos próximos três anos de governo o Estado vai avançar nas políticas públicas para a Cultura”, comemorou Willian, que torce por iniciativas semelhantes a partir das administrações municipais. Vale lembrar que em Santa Catarina o processo de adesão dos municípios ainda está lento, e poucos municípios já assinaram o termo de adesão ao SNC. “Em Florianópolis, estamos trabalhando alinhados com SNC, que propõe a relação entre os três níveis federativos para as políticas públicas para a cultura. Essa notícia nos deixa muito contentes”, explicou Marta Cesar, Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Florianópolis (CMPC).
A possibilidade de alinhamento entre os discursos da classe cultural e do Secretário é, aliás, o ponto que mais chama atenção nas declarações ouvidas depois do anúncio feito pela SOL. Vinícius Zimmermann, o Vina, Presidente da Musicatarina – Associação da Cadeia Produtiva de Música de SC destacou a importância da mobilização da classe para despertar a atenção do Secretário, o que também foi comemorado pela presidente da Associação Profissional de Dança de Santa Catarina – Aprodança, e integrante do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina, Lisa Jaworsk. “É uma ótima sinalização, porque na última reunião entre o Conselho e o Secretário a postura era outra. Espero que a adesão se confirme e que esta comissão seja nomeada em breve”, alertou.