No quadro de atualização da situação das celebrações de convênio, publicado no Blog do Sistema Nacional de Cultura (SNC) em setembro, o status do estado catarinense aparece como “Acordo Publicado/Aguarda Responsável”.
“Os partícipes deverão dar, de forma pública e impessoal, ampla divulgação das ações e dos resultados alcançados em decorrência deste Acordo de Cooperação, de modo a manter a sociedade informada e integrada ao Sistema Nacional de Cultura”.
Isso se reflete na morosidade verificada na adesão dos municípios catarinenses, a despeito da mobilização de associações municipais no sentido de promover a adequação das políticas municipais, indispensáveis para que repasses sejam feitos e acordos firmados junto ao Governo Federal.
O Papel do Estado
Em evento promovido pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM) em Fraiburgo, no início de agosto, José Roberto Peixe, Secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (MinC), destacou a importância estratégica do SNC, dando destaque não apenas para os avanços no campo da cultura, mas também na área da gestão cultural – inclusive na área pública – nesses últimos anos.