No pulsar do tambor de sopapo, o compasso marca doze batidas, uma para cada mês. Juntas elas compõe um ano inteiro de trabalho. Assim, ao som do sopapo é que o Ponto de Cultura Casa do Cristal Quilombo do Sopapo de Porto Alegre/RS, completou no mês de abril seu primeiro ano de existência. E como um sopapo que se preze não é de fazer pouco barulho, a semana de 16 a 25 de abril foi a escolhida para dar espaço às várias comemorações.
Exibições de filmes, debates e oficinas embalaram os nove dias de atividades. Na mostra do último dia, dois dos vídeos produzidos pelos alunos das oficinas de audiovisual do próprio ponto tiveram destaque especial: A ficção ‘Bugigangas’ que traz um olhar engraçado das relações pessoais a partir da inserção das novas tecnologias, além de ‘Me de motivos para ir embora’ documentário que com a ajuda de rappers locais conta a história de uma comunidade do Bairro Cristal, retirada de seu assentamento para abrir espaço a construção de um shopping.
As tantas falas emocionada dos produtores dos filmes exibidos justificavam bem, o que leva o ponto de cultura a manter todo esse ritmo há um ano. “A gente foi lá, atrás de cada uma dessas pessoas para acompanhar o que elas estavam sentindo por ter que abandonar suas casas e deixar seus amigos, seu bairro. Tudo isso é um pouco da nossa história, história do nosso bairro, são os meus amigos que estão saindo dali” comenta Saionara Silva da Siva, 14 anos, produtora do documentário “Me dê motivos para ir embora”.
De acordo com o coordenador do projeto, Leandro Anton, essa trajetória só se consolida porque a ideologia do projeto não traz um nova visão sobre a tecnologia, e sim uma apropriação da tecnologia pela comunidade “trabalha-se a partir da visão da comunidade, de forma que descentraliza os equipamentos culturais e leva a periferia, que não só tem esse nome pela questão econômica, mas também em questões geográficas” ressalta. Leandro ainda destaca que só primando por esse entendimento é que se consegue atingir o verdadeiro significado de democratização. “Ninguém se encaixa a um processo, e sim cria um processo, fazendo sentido ao termo politicas públicas” salienta.
O brinde final de aniversário foi O Show Vila Brasil, do parceiro do ponto, Richard Serraria, no Teatro de Arena, também em Porto Alegre. Além de um ponto de cultura, a Casa do Cristal também possui o projeto Ação Griô – enfatizando os conhecimentos transmitidos pelo mestre sobre o tambor de sopapo; da Economia Solidária em prevenção da Violência, uma encubadora novos projetos, e ainda desenvolve a TV Sopapo, que prevê transmissões via web.
Por Fabiane Berlese
Jornalista do Pontão Ganesha