O edital do programa “Cine Mais Cultura” encerra as inscrições na próxima segunda-feira, dia 20 de abril 2009. E para tirar as dúvidas de quem ainda está redigindo o projeto, representantes do MinC organizaram uma videoconferência no dia 6 de abril, que aconteceu simultaneamente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, para esclarecer dúvidas.
Em Florianópolis, o encontro foi na Escola do Legislativo, no bairro Prainha. Cerca de 20 pessoas, entre produtores culturais, documentaristas, jornalistas e estudantes, puderam fazer perguntas ao microfone para o coordenador de produção do Cine Mais Cultura, Rodrigo Bouillet, que estava do outro lado da tela, em Porto Alegre.
As dúvidas mais comuns eram as relativas a direito autoral dos filmes, documentos necessários dos possíveis parceiro dos cineclubes, necessidade de autenticação de assinaturas, tempo de existência de CNPJ e necessidade desse cadastro para os parceiros e proponentes. Quem não pode comparecer ao evento, teve a oportunidade de assistir a videoconferência pelo endereço www.interlegis.gov.br no horário do evento.
Esse edital vai contemplar 100 novos cineclubes que devem se somar aos já 100 existentes. Os novos cineclubes contemplados no edital devem receber os kits de equipamentos com projetor, telão e mesa de som. Também vão ter disponíveis os conteúdo da Programadora Brasil (www.programadorabrasil.org.br). Para isso, os cineclubes precisam fazer, ao menos, uma sessão de cinema semanal durante dois anos. Dois representantes de cada cineclube contemplado vão passar por oficinas de capacitação coordenadas nacionalmente pelo CNC (Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros).
Dúvidas ainda podem ser tiradas pelo e-mail rodrigo@cinemaiscultura.org.br
Mais informações sobre o programa no site www.cinemaiscultura.org.br
O edital está disponível na URL (http://www.cinemaiscultura.org.br/inscricoes_abertas.html).
Por Juliana Bassetti