O Conselho Consultivo do Programa Cultura Viva realizou seu segundo encontro durante a programação da Teia 2010: tambores digitais, em Fortaleza (CE), com a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira, e do secretário de Cidadania Cultural do MinC (SCC/MinC), Célio Turino.
O ministro Juca Ferreira destacou em sua fala a riqueza da diversidade cultural brasileira e o crescente reconhecimento internacional do país. As ações do Programa Cultura Viva, em parceria com o Mais Cultura, segundo Ferreira, promovem inclusão social no processo de desenvolvimento que vive o Brasil, cumprindo uma das principais metas do Governo Federal.
O Conselho é formado por dirigentes do MinC, representantes dos Pontos de Cultura, de organismos internacionais, universidades além de outros atores importantes para o setor. Sua missão principal é compartilhar e debater as experiências de sucesso e dificuldades a serem superadas nos Pontos de Cultura e abrir espaço de diálogo entre o Estado e a sociedade civil.
Entre as novidades anunciadas, o secretário Célio Turino informou que deixa o cargo após o evento para tocar projetos pessoais. Será substituído pelo diretor de Acesso à Cultura da Secretaria, TT Catalão, garantindo a continuidade das ações do Programa Cultura Viva.
O secretário também destacou que as duas reuniões anuais do Conselho (essa foi a primeira de 2010) serão reunidas na revista,“Cultura Viva”.
Por equipe da SCC/MinC com colaboração de Sheila Rezende (Comunicação Social/MinC)