CUFA debate Economia Solidária na Teia 2010

Por Fernanda Quevedo/Cobertura Colaborativa

CUFAs de Cuiabá, Sinop, Brasília, Olinda, Fortaleza e Maracanau buscam formação e informação no Encontro Nacional dos Pontos de Cultura

DSC00715
Membros da Central Única das Favelas de Mato Grosso, Ceará, Pernambuco e Distrito Federal estão na Teia 2010 – Tambores Digitais, que esta acontecendo em Fortaleza desde o dia 25. Todos estão participando de seminários, oficinas e debates cuja pauta é a Economia Solidária. As discussões perpassam por eixos como comercialização de produtos oriundos dos Pontos de Cultura, sustentabilidade das ações, e a importância da comunicação em rede em todo o processo. Tudo aconteceu dentro da programação da Teia de Ações – Cultura e Práxis, que visam o amadurecimento das discussões e deliberações do Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, que começa amanhã (31).

Hoje, Karina Santiago (CUFA Cuiabá- MT) apresentou o Ponto de Cultura Pixaim no Seminário “A importância das redes para sustentabilidade do empreendedorismo”. Santiago ressaltou a importância de mapeamento dos Pontos de Cultura que trabalham pelo viés da Economia Solidária para a criação de dados objetivos que facilitam o planejamento dos pontos.

linhadura

Linha Dura se apresenta logo mais as 23h no Palco Verde do Dragão do Mar

Já Anderson Maciel (CUFA Sinop – MT) participou do Eixo Economia Viva onde a pauta principal era a comercialização. Vários ponteiros destacaram a dificuldade que sentem para o escoamento de seus produtos culturais.

Antonio de Pádua (CUFA DF) e Fábio Negão (CUFA PE) participam de mesas onde a formação em editais estão em pauta. Já a Francisco Elizeu (CUFA CE) esta coordenando o stand da CUFA na Feira de Economia Solidária, onde produtos de todas as bases estão em exposição.

Ainda hoje, Linha Dura faz apresentação no palco principal da Teia,  representando a mostra artística do Ponto de Cultura Pixaim da CUFA MT. O Encontro só acaba no dia 31, quando todos os cufistas voltam para suas respectivas bases democratizar as informações e o conhecimento adquirido.