A II Conferência Estadual de Cultura, realizada no último dia 25 de novembro de 2009, reuniu mais de 500 participantes vindos de todas as regiões de Santa Catarina. Durante o evento, que aconteceu na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis, foram eleitos os delegados que representarão o Estado na Conferência Nacional de Cultura, agendada para março de 2010, em Brasília, e também as diretrizes que serão levadas para lá.
“É importante destacar a grande participação dos municípios neste processo. Até o final de outubro, mais de cinco mil catarinenses haviam participado de 85 conferências municipais e intermunicipais envolvendo 205 municípios”, afirmou a presidente da FCC e do Comitê Executivo da Conferência, Anita Pires, durante a cerimônia de abertura. Ela afirmou que o Estado está pronto para criar seu Sistema Estadual de Cultura, e apontou a inovação e criatividade como ferramentas importantes para o desenvolvimento cultural do Estado. Ela ainda lembrou que a FCC elaborou e entregou aos participantes a cartilha “O que é Sistema Municipal de Cultura”, com dezenas de informações referentes ao tema.
Na mesma cerimônia, o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, reforçou a importância de alinhar e harmonizar municípios, Estado e Governo Federal na construção de uma política cultural perene e de resultados. Destacou, ainda, o avanço registrado em Santa Catarina com a realização do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura e do Edital dos Pontos de Cultura.
Para as discussões com os delegados, convidados e observadores, os principais temas desenvolvidos na II Conferência Estadual de Cultura foram apoiados em cinco eixos: Produção Simbólica e Diversidade Cultural, focado na produção de arte, promoção de diálogos interculturais, formação no campo da cultura e democratização da informação; Cultura, Cidade e Cidadania, voltado às cidades como espaço de produção, intervenção e trocas culturais, garantia de direitos e acesso a bens culturais; Cultura e Desenvolvimento Sustentável, que discute a importância estratégica da cultura no processo de desenvolvimento; Cultura e Economia Criativa, que abordará a economia como estratégia de desenvolvimento; e Gestão e Institucionalidade da Cultura, que visa o fortalecimento da ação do Estado e da participação social no campo da cultura.
Para subsidiar os debates, o Ministério da Cultura (MinC) elaborou o Texto-base da II Conferência Nacional de Cultura, abordando os Eixos e Sub-eixos identificados no Regimento Interno da II CNC, que foi aprovado pelo Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) em abril de 2009, em reunião extraordinária ocorrida na capital federal. A conferência nacional terá a coordenação da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (SAI/MinC).