Bolinha, o agitador cultural

Recentemente se espalhou pelo Twitter o áudio de uma entrevista com Raul Seixas feita na década de 70, quando o cantor esteve em Joaçaba, no meio-oeste de Santa Catarina (ouça no link acima). Com pouco mais de seis minutos, o pate-papo está disponível no You Tube e já tem cerca de 5.400 acessos. A gravação foi feita por Antônio Carlos Pereira, mais conhecido como Bolinha, radialista e atual coordenador do Ponto de Cultura “Música ao Encontro de Gerações”, de Joaçaba, Santa Catarina.

Ele conta que a entrevista foi gravada para o programa “Discos do Bolinha”, que comanda desde 1966 e ainda hoje é veiculado na rádio comunitária “Liberdade FM”, de Herval d’Oeste. A produção – que vai ao ar de terça a quinta, das 17h às 19h, e também pode ser ouvida pela internet aqui – toca jovem guarda, bossa nova, tropicalismo e relíquias da sua coleção particular com quase 3 mil discos de vinil.

Dono de uma memória invejável, Bolinha lembra com precisão do dia em que “Raulzito” se apresentou na cidade: “Ele estava para lançar o primeiro videoclipe a cores da TV brasileira, com a música “Guita”. Raul ficou três dias na cidade e fez o show em 18 de novembro de 1976, no Ginásio do Silveirão. Tive que fazer a entrevista no chão, em cima do tatame da sala de judô”, conta. Fã de Raul Seixas, o radialista gravou diversas músicas durante o show e compilou tudo num CD com versões raras do Maluco Beleza que até hoje ele presenteia e disponibiliza para alguns amigos.

Além da paixão pelo rádio, Bolinha também é presidente da Sociedade de Cultura Artística de Joaçaba e Herval d’Oeste (Scajho) e cuida de perto do Ponto de Cultura “Música ao Encontro de Gerações”, que funciona no Teatro Alfredo Sigwalt, em Joaçaba. O Ponto atende cerca de 290 jovens e tem como objetivo a inclusão social por meio da difusão da cultura, com oficinas de coral, artes cênicas, música instrumental, balé, jazz e dança contemporânea.

Conheça mais sobre o trabalho do Ponto em: www.teatrojoacaba.org.br