Na manhã do domingo, 27 de agosto, representantes de diversas rádios comunitárias de Santa Catarina, reuniram-se no VI Congresso Estadual da Rede ABRAÇO/SC. O congresso que teve início no sábado, dia 26 de Setembro, teve entre suas atividades discussões sobre democratização da comunicação e a Conferência de Comunicação no Estado. O encontro aconteceu em Campos Novos, interior do Estado, na Centro de Eventos da Casa da Cultural do município.
De acordo com o Representante da ABRAÇO Nacional e membro da Pró-Conferência de Comunicação, José Sóter, os grande empresários e demais grandes grupos ligados a comunicação não tem interesse em democratizar esse cenário no país, por isso é de extrema importância haja a mobilização das rádios comunitárias dissolver os monopólios de comunicação e democratizar os espaços. “Precisamos nos conscientizar de que se não lutarmos pelo nosso espaço, nada vai mudar. Precisamos, antes, redefinir os conceitos de público e privado”.
Também presente no encontro, representando a Pró-conferência de Comunicação Estadual, a integrante do Conselho Regional de Psicologia, Jaira Rodrigues falou sobre as condições adversas que a conferência de comunicação vem encontrando no estado. Conforme Jaira Santa Catariana esta enfraquecida no que diz respeito ao comprometimento político do Estado para a conferência. “Monopólio de Comunicação possui um poder muito forte no estado, por isso ainda estamos aguardando o chamado para a Conferência Estadual” ressalta. Os estados que não convocarem suas conferências, não obterão incentivos públicos para a mobilização da Conferência.
Fabiane Berlese
Jornalista do Pontão Ganesha