Na tarde movimentada de discussões do 4º Solisc, a Sala das Pitangueiras do Centro de Eventos da UFSC foi o espaço destinado às correlações entre software livre e Economia Solidária. A palestra, conduzida pelo integrante do projeto de informatização das cooperativas de reciclagem do Centro de Referência em Cooperativismo e Associativismo – CRCA, André Bordignon, expôs algumas das dificuldades no envolvimento pleno entre essas duas ideologias para a livre produção.
De acordo com Bordignon, um dos primeiros fatores a interferir nesta relação é o acesso à internet. “Se pesquisarmos a fundo, veremos que o uso da internet como ferramenta de comunicação atinge, no máximo, 25% da população brasileira” explica o palestrante, destacando que esse uso se restringe mais ainda quando se direciona ao norte do país, onde, segundo ele, concentra-se o maior número de cooperativas.
Outro fator levantado durante a palestra é a forte referência que a mídia convencional tem refleteido na web com o objetivo publicitário. “Tem que partir de nós mesmos o discernimento para romper estas relações e optarmos em buscar informações em outros meios, que não os convencionais” destaca. Ele ainda salienta que o viés para o uso mais amplo do software livre é o fortalecimento do trabalho voltado à produção de conhecimento. “É no compartilhamento de conhecimento que vamos conseguir chegar ao ponto de debater igualmente com a lógica de mercado” reforça.