#3CNC – Grupos de Trabalho discutiram sub-eixos para as plenárias deste sábado

Nesta sexta-feira o dia foi dedicado às discussões dos sub-eixos temáticos da III Conferência Nacional de Cultura. A nova metodologia de discussão foi apontada por seu idealizador, o conselheiro nacional de políticas culturais Davy Alexandrisky, como um “espetáculo participativo”.
 
Os grupos de trabalho foram priorizados nesta Conferência para que as discussões entre delegados pudessem acontecer com mais tranquilidade, e apenas um painel seminário foi mantido na pauta. A estrutura de Grupos de Trabalho (GT) já é encarada pelos conferencistas como um “caminho sem volta” para as próximas Conferências nacionais de cultura.
 
 
A metodologia da Conferência se baseia no caderno base de propostas. Cada um dos 16 grupos de trabalho organizados em sub-eixos, inseridos nos quatro eixos temáticos, levam hoje às plenárias de eixo 10 propostas, das quais duas podem ser novas. As plenárias de hoje, por sua vez, aprovarão 16 propostas, pelo menos duas por sub-eixo, totalizando 64 diretrizes para as políticas públicas culturais. A Plenária Final, que acontece no domingo (01) pela manhã, será espaço para a votação das 20 proposições prioritárias.
 
Na foto: grupo de trabalho 3.3 (Valorização e Fomento das Iniciativas Culturais Locais e Articulação em Rede) defendem políticas de estado para a Cultura.