Tudo pronto para a maior festa açoriana do Sul do Brasil

Começa hoje, às 18h30min, com entrada franca, a Festa Açoriana de Santa Catarina, que deve levar 65 mil pessoas ao município de Ganchos
 
Está tudo pronto para a maior festa açoriana do sul do Brasil, que começa hoje às 18h30min e vai até domingo no município de Governador Celso Ramos. Delegações de 23 municípios do litoral catarinense já chegaram à praia da Camboa, na Fazenda da Armação, em Ganchos. Os estandes de artesanato, guloseimas e comidas típicas já estão montados e os técnicos acertam os últimos detalhes para o palco onde ocorrerão 63 apresentações folclóricas até o dia 7. Instalados em escolas das regiões, os grupos culturais ensaiam seus números de música, cantigas de roda, ratoeira, terno dos reis e outros folguedos e danças folclóricas para a abertura do 17º Açor, Festa Açoriana de Santa Catarina.
 
A comunidade de Ganchos já está em festa aguardando a vinda de cerca de 60 mil visitantes ao município mais açoriano do Brasil, que comemora seu aniversário de fundação no dia 6. Fruto de uma parceria entre o Núcleo de Estudos Açorianos (Nea) da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC e a Prefeitura de Governador Celso Ramos, com apoio cultural do Governo dos Açores, o 17º Açor deve receber o dobro do número de visitantes da edição anterior, quando ocorreu no município de Palhoça. Com entrada franca, o evento reúne o que há de mais autêntico e preservado da cultura de base açoriana no folclore, artesanato, história, gastronomia e religiosidade, representando as manifestações culturais das nove ilhas do arquipélago açoriano: São Miguel, Pico, Terceira, São Jorge, Graciosa, Santa Maria, Faial, Corvo, Flores.
 
O prefeito Anísio Soares e o coordenador do Nea, Joi Cletison, reforçam o convite para a festa que trará uma mostra da criatividade e da alegria cultural que mantêm viva no litoral catarinense, como em nenhuma outra parte do Brasil, a herança açoriana. Festa tradicional que ocorre a cada ano em um local diferente, o AÇOR reúne exposições, apresentações folclóricas, oficinas e exibição de documentários sobre a cultura açoriana gravados em Santa Catarina e nos Açores. Participarão do encontro 79instituições culturais; 41grupos folclóricos e sete cantorias do Divino Espírito Santo.
 
A programação prevê mais de 60 apresentações folclóricas e três shows musicais, incluindo o show de encerramento com o grupo Gente da Terra. Nos estandes do pavilhão de exposição, 23 municípios e 56 instituições do litoral de Santa Catarina vão apresentar seu artesanato com base na cultura açoriana. Nesse espaço, diversos artesões vão produzir e comercializar suas peças. Escolas do município que desenvolveram durante o ano atividades pedagógicas sobre a herança cultural açoriana vão mostrar os resultados alcançados em 12 estandes diferentes.
 
No dia 6 de novembro, às 10 horas, na rua Gerino Belmiro dos Santos, na Fazenda da Armação, os grupos que estarão atuando nos três dias de festa farão o esperado desfile folclórico. No domingo, às 9h30min, na Capela São Sebastião, será realizado o Encontro das Bandeiras do Divino Espírito Santo. Estão confirmadas sete cantorias (folias) e 15 bandeiras do Divino Espírito Santo de vários municípios para cantar e tocar durante a missa. Também funcionará na festa uma praça de alimentação para oferta de pratos da culinária açoriana.
 
Entre as exposições estão “Açores”, com imagens do folclore, gastronomia e costumes de várias ilhas do arquipélago açoriano com fotografias de Joi Cletison.  A exposição “Os Açores”, do fotógrafo português Mauricio de Abreu, mostrará imagens das freguesias rurais do Arquipélago dos Açores.
 
O principal objetivo do Núcleo de Estudos Açorianos ao criar a festa foi, segundo Joi Cletison, permitir a formação de um corredor turístico-cultural no litoral de Santa Catarina, agrupando várias festas que apresentem a história e a cultura popular dos colonizadores, com os seus hábitos e práticas de vida.
 
A programação do 17º AÇOR – Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina está no endereço www.nea.ufsc.br
 
Fotografias para divulgação no endereço: http://www.nea.ufsc.br/17_ACOR.zip
 
Raquel Wandelli
assessora de comunicação da SeCarte/UFSC
99110524 e 37219459
 
Assessoria de Comunicação da
Prefeitura de Governador Celso Ramos
Cristiane, fone: 99721493
 
Mais informações: Joi Cletison (48) 9982 8938, 3721-8605 ou na secretaria de Educação e Cultura de Governador Celso Ramos (48) 3262. 0434 ou www.nea.ufsc.br