SOL e Pontão Ganesha visitam Pontos de Cultura no interior de SC

A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), e o Pontão Ganesha estão realizando uma série de visitas aos Pontos de Cultura de todo o estado de Santa Catarina.

Enquanto Sérgio Mibielli, coordenador da Rede de Pontos de Cultura no estado, investe na solução das dúvidas relacionadas à prestação de contas e demais questões burocráticas, o Pontão Ganesha faz o registro das atividades dos pontos e, paralelamente, realiza o treinamento de seus representantes para a publicação das atividades em uma plataforma de divulgação na internet.
Esta ação tem como objetivo atender a demandas verificadas durante o primeiro período de atividades dos pontos. Tanto a dificuldade de elaborar a prestação de contas quanto a falta de conhecimento e utilização de ferramentas de comunicação, foram problemas observados em boa parte do pontos catarinenses.

De acordo com Thiago Skárnio, coordenador geral do Pontão Ganesha, a plataforma de divulgação – desenvolvida em wordpress com adaptação feita pela equipe do Ganesha – é um blog coletivo, que atende as necessidades básicas dos pontos em relação à divulgação de atividades e programação e troca de informações. “Escolhemos um software livre e de fácil manuseio, com o objetivo de facilitar e estimular a prática da cultura digital entre todos os pontos, incluindo aqueles que só estão se conectando à rede agora”, explicou Skárnio.

Basta passear pelo blog para comprovar a receptividade da proposta.
 
Durante a primeira etapa de visitas, que aconteceu entre os dias 11 e 15 de julho, foram visitados nove Pontos de Cultura da região Oeste, e muitas atividades foram registradas.
 
Em Dionísio Cerqueira, por exemplo, município que faz divisa com o estado do Paraná e com a Argentina e que fica a mais de 700 Km de Florianópolis, visitaram o Ponto de Cultura “Arte sem Fronteira”, que desenvolve cursos de teatro, capoeira, violão e canto. Na pequenina e simpática Caxambu do Sul, com pouco mais de cinco mil habitantes, registraram a preservação da cultura italiana promovida pelo Ponto de Cultura “Uma cidade tem que ter memória”.

Esta semana, entre os dias 25 e 27 de julho, será a vez dos pontos da região do Vale do Itajaí.

Enquanto viaja, Thiago Skárnio publica fotos e anotações a respeito das visitas. (Confira).
 

(Mais informações a respeito da plataforma podem ser obtidas clicando aqui, e acessando o link “Sobre o blog e como publicar”).