Cobertura da Rio+20

Equipe Ganesha na Rio+20

Em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), o Projeto Ganesha enviou uma equipe para a Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que foi realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 foi assim conhecida porque marcou os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e contribuiu para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. O objetivo da Conferência foi a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.

O Ministério da Cultura desenvolveu uma série de atividades no Galpão da Cidadania (região das docas) para discutir a diversidade cultural e desenvolvimento – como a Desconferência Cultura e Sustentabilidade – e convidou a equipe do Projeto Ganesha para cobrir e divulgar os eventos nas mídias sociais e canais parceiros.

Além destas atividades, a equipe Ganesha desenvolveu uma cobertura alternativa da Rio+20, registrando eventos paralelos, como debates sobre a preservação da cultura local e meio ambiente, com o objetivo divulgar e estimular o debate sobre as alternativas sustentáveis de desenvolvimento.

O resultado do trabalho foram diversos vídeos, textos e imagens divulgadas enviados diretamente do Rio de Janeiro para as mídias sociais, sites e canais parceiros, como o portal iTeia, e a Empresa Brasil de Comunicação – EBC.

Registros Fotográficos Rio+20

A equipe Ganesha fez diversos registros fotográficos e publicou nas mídias sociais durante a cobertura da Rio+20. Eventos como a Cúpula dos Povos, que aconteceu no Aterro do Flamengo, que reuniu em dezenas de tendas uma mistura de tribos que compartilharam culturas e opiniões sobre Justiça Ambiental, Religiões por Direitos e Culturas Indígenas. O lema da Cúpula foi “Venha reinventar o mundo”. Confira os registros.

Série Cultura e Sustentabilidade

Produção de 21 vídeos editados com software livre e licenciados em Creative Commons, veiculados na TV Brasil, canal público da Empresa Brasil de Comunicação – EBC, que #ffffff; font-size: 0.9375rem;" href="http://www.ebc.com.br/especiais/rio20/" target="_blank" rel="noopener">também disponibilizou o conteúdo no seu portal, assim como o #ffffff; font-size: 0.9375rem;" href="http://cultura.gov.br/riomais20" target="_blank" rel="noopener">Ministério da Cultura  e sites parceiros como o #ffffff; font-size: 0.9375rem;" href="http://www.iteia.org.br/minc-na-rio20" target="_blank" rel="noopener">iTeia. #ffffff; font-size: 0.9375rem;" href="https://www.youtube.com/watch?list=PLK3sYM2rMGcJcifxG54V6N7iprXO3KTn1&v=824mxMvFfb8" target="_blank" rel="noopener">Assista a série completa.