Pontão Ganesha participa de Ciclo Paranaense de Cultura Digital

 

Durante os dias 3 e 4 de agosto o Pontão Kuai Tema promove em Curitiba o seminário regional do Ciclo Paranaense de Cultura Digital. O seminário é o primiero dos ciclos de discussões sobre cultura digital previstos para acontecer em todo Estado. A atividade é direcionado aos pontos e entidades culturais da capital, região metropolitana, litoral e Campos Gerais no Paraná. Pontos de Cultura do Estado terão as despesas de deslocamento, hospedagem e alimentação custeadas.

Debates e  cursos de formação  se distribuiram entre  temáticas como Cultura digital, gestão de projetos, internet e ferramentas de comunicação em software livre. De acordo com o gestor de Pontão de Cultura Kuai Tema, Marco Antônio Konopacki, o seminário tem como objetivo potencializar conhecimentos e levar formação em gestão de projetos e comunicação para a rede de pontos do Paraná, uma demanda que já era do pontão Kuai Tema, mas que pode ser ampliada com o apoio do Ministério da Cultura. “Com a prêmio de pequenos eventos do MinC, resolvemos potencializar a ação, ampliando a abrangência do evento e focando bastante na cultura digital. Por isso, formaremos o pessoal em técnicas simples para produção de áudio, vídeo e blogs. Pensamos nisso, também por conta dos kits multimídia, que todo ponto recebe e muitas vezes é subutilizado” salienta Konopacki.

 

E por em falar em Cultura Digital, lá estará o pontão Ganesha, para debater e repensar as novas mídias digitais. A equipe fará parte das discuções sobre Políticas Culturais e Conceitos de cultura digital já na mesa de abertura. Para a coordenadora  do Pontão Ganesha, Tatiane Gonzaga atividades como essa possibilitam aos pontos de cultura agregar e reciclar seus conhecimentos. “Nosso maior interesse é atender as necessidades em tecnologia e comunicação dos pontos de cultura da região sul”. Participam ainda do evento os pontões FOCU (Santa Maria/RS) e Minuano (Porto Alegre/RS)

 

Após essa primeira ação do Ciclo Paranaense de Cultura, ao final de agosto devem acontecer seminários  em Cambé. Já para a metade de setembro séra a vez da região oeste receber as discussões. Conforme Konopacki, todos encontros convergem para o Festival de Cultura do Paraná, que acontece no final do ano e vai abranger e colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante os seminários. “Na verdade, acreditamos que com a rede potencializada, esse trabalho de produção em grupo aflora e as pessoas aprendem consigo mesmas e com outros membros da rede.Por isso, no final do ano pretendemos realizar a cobertura compartilhada do Festival de Cultura juntamente com os pontos de cultura” ressalta.

Confira a programação:

Dia 03/08:
9 horas – Recepção e cadastramento
10 horas – Debate sobre Políticas Culturais e Cultura Digital
12 horas – Almoço
14 horas – Oficina de Gestão de Projetos
18 horas – Jantar
20 horas – Debate sobre a Rede de Pontos de Cultura

 Dia 04/08:
8 horas – Oficina de Internet e software livre
12 horas – Almoço
14 horas – Oficina de edição em vídeo
– Oficina de edição em áudio
– Oficina de gerenciamento de blog

 

 

 

Por Fabiane Berlese
Jornalista do Pontão Ganesha.