Os números da TEIA Nacional da Diversidade

A TEIA Nacional da Diversidade 2014 apresenta números robustos para comportar toda grandiosidade desse Encontro, assim como do Programa Cultura Viva. A começar pela presença de 2.500 Pontos de Cultura e dos sete mil participantes.

Foto: Henrique Crasto

Foram inúmeros os preparativos do Ministério da Cultura (MinC) e do Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, além dos parceiros, especialmente a Universidade Federal (UFRN) e o Instituto de Tecnologia e Artes (IFRN), ambos do Rio Grande do Norte, para a construção dessa TEIA da Diversidade.

Todos os 27 Estados brasileiros realizaram, com antecedência, seus Encontros Regionais dos Pontos de Cultura, para eleição dos delegados e das pautas para participação na TEIA de Natal. Impactando os protagonistas da cultura de todo país, num processo intenso e mobilizatório para a construção desse Encontro Nacional.

O Ministério da Cultura possui 72 pessoas trabalhando diretamente na TEIA, a produção contou com 180 pessoas e bolsistas; em uma estrutura de 7 mil m² montada nos 25 mil m² do campus da UFRN. Conta ainda com áreas próprias ou compartilhadas no IFRN e no Bairro da Ribeira, Cidade Alta da cidade.

Na Internet foram cadastradas mais de mil inscrições online e milhares de postagens, fotos, vídeos, documentos e matérias.

São 3.000 participantes dos Fóruns (Pontos de Cultura, Indígena, Assessibilidade, Afrodescendentes, Memória, Gestores), dos quais 715 delegados eleitos para o Fórum Nacional dos Pontos de Cultura e mais de 200 palestrantes na área da elaboração da TEIA da Diversidade.

E para a Mostra Artística as apresentações contaram com 700 artistas, de grande variedade de matizes étnicos e culturais de todo o país. Com shows nos espaços da TEIA 2014: UFRN, IFRN, Bairro da Ribeira e Largo Don Bosco, sempre repletos de um platéia entusiasmada e participante.

Isso é a TEIA, um amálgama da nossa identidade em um único lugar para discussão, elaboração, diversão e entretenimento. Mais uma vez a TEIA apresenta suas fichas, em 2014 são 300 atividades em 6 dias da diversidade pulsando na cidade Potiguar.

Uma TEIA de grandes números e muitas histórias, que vão sendo compartilhadas e construídas em conjunto por todos os seus protagonistas.