O Programa Cultura Viva, a partir da visão dos Pontos e Pontões de Cultura

A publicação do livro “Cultura Viva – as práticas de Pontos e Pontões”, que acontece na próxima quarta-feira (14/12), em Brasília, marca um momento importante do Programa, que em 2011 completou sete anos.  Lançado no dia 6 de julho de 2004, durante a gestão de Gilberto Gil frente ao Ministério da Cultura, o Programa Cultura Viva semeou mudanças na área cultural no Brasil, estimulando iniciativas de valorização e preservação da cultura.

Idealizado pela Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em conjunto com a Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura (SCC) e com a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura, a publicação expõe a avaliação do Programa, destacando pontos fortes, fragilidades e sua influência positiva nas políticas culturais brasileiras – isso tudo a partir da visão dos pontos e pontões de cultura.

Durante o lançamento, será apresentado o Processo de Redesenho do Programa, proposto a partir das reflexões publicadas no livro. O responsável pela apresentação é Frederico Barbosa, pesquisador do IPEA, que junto com Lia Calabre foi responsável pela organização do livro.