MinC lança blog e divulga programação de seminários para a Rio+20

O Ministério da Cultura (MinC) lançou em maio o blog “Cultura na Rio+20”, espaço voltado aos diálogos virtuais da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, que acontece no Rio de Janeiro, entre os dias 13 e 22 de junho.

O blog ainda tem áreas em construção, mas quando estiver finalizado será possível acessar todas as informações relacionadas à programação, textos-base para os seminários, entre outros, além de uma plataforma de interação com o cidadão, a partir da qual as pessoas poderão agregar novais ideias para tornar todos os debates ainda mais dinâmicos.

De acordo com o Ministério, o objetivo do blog é difundir e debater projetos e ações desenvolvidas pelo Sistema MinC, além de receber propostas que possam colaborar com as políticas culturais.

PROGRAMAÇÃO

Durante a Rio+20, o MinC desenvolverá uma programação intensa, que acontecerá no Galpão da Cidadania, na região das docas. Serão quatro seminários, abordando os seguintes temas:

– Desconferência Cultura e Sustentabilidade – promovido pela Secretaria de Políticas Culturais.

– Desconferência Quilombos, Terreiros e Juventude: justiça ambiental e práticas culturais africanas e afrodescendentes – promovida pela Fundação Cultural Palmares.

– Diálogos entre Brasil e União Europeia sobre Economia Criativa – promovidos pela Secretaria de Economia Criativa.

– Seminário sobre Patrimônio – promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

FORMAS DE PARTICIPAR

Para possibilitar que os seminários estejam acessíveis a um grande e variado público, haverá várias formas de se acompanhar a programação.

Para participar presencialmente da Desconferência: Cultura e Sustentabilidade na Rio+20 será necessário realizar um cadastro on line no blog. As inscrições são gratuitas podem ser feitas de 1ͦ a 10 de junho. Depois disso, somente serão aceitas inscrições no local, dependendo da disponibilidade de espaço.

Quem não participar presencialmente poderá acompanhar todos os seminários virtualmente, em tempo real, por webstreaming. Os links de acesso também estarão disponíveis no blog, e os internautas poderão participar das discussões através de comentários no site ou na sala de bate-papo.

Além disso, haverá pontos de transmissão em telões espalhados por diversas capitais do país (a listagem será publicada, em breve, no blog).