Lançamento do laboratório de cultura digital marca uma retomada da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC

Com o objetivo de democratizar o acesso às tecnologias digitais e fomentar a cultura de rede, o Lab (Laboratório de Cultura Digital) foi lançado na terça-feira, dia 29 de outubro, no setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná. O projeto pretende mapear iniciativas culturais, inserir novos agentes e difundir a lógica de redes por meio da cultura digital.
O Lançamento ocorreu em meio ao Encontro Latino-americano de Cultura Digital, que recebeu em Curitiba ativistas brasileiros e de movimentos de países como Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos e Tunísia.
“O projeto não é nenhuma novidade, apesar de o processo que queremos articular ser tão inovador”, disse João Paulo Mehl, coordenador de Cultura Digital do Lab e integrante do Coletivo Soylocoporti, referindo-se à trajetória dos Pontos de Cultura pelo Programa Cultura Viva e dos ativistas de mídia livre nos últimos anos.
A proposta é aprofundar os laços dessa rede que vem trazendo à tona a diversidade cultural do nosso país. Essa iniciativa marca uma retomada da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC com ações da cultura digital e aposta no poder de capilarização dos municípios a ser explorado no campo cultural, bem como na integração entre universidade e diversidade cultural brasileira.