#3CNC – Conferência termina neste domingo (1) com eleição das 20 proposições prioritárias

As 20 proposições prioritárias da III CNC que servirão como indicadores para o plano de trabalho do Ministério foram escolhidas hoje pelos 953 delegados vindos de todos os estados do Brasil para a Conferência. O texto com as diretrizes foi fechado na madrugada deste sábado e apresentado na Plenária Final esta manhã.
 
No total, entre delegados, convidados, observadores e organizadores, a Conferência reuniu 1.745 pessoas, sendo a maioria mulheres. Nesses cinco dias de evento, além das discussões nos grupos de trabalho e nas plenárias, a tenda da cidadania foi palco de integração, alegria e arte em todas as suas formas. Os shows diários ajudaram a manter o bom astral dos participantes, que trabalharam intensamente na elaboração das proposições finais da Conferência.
 
Na plenária de hoje, a tecnologia agilizou a votação das proposições pelos delegados. Agora, o Ministério da Cultura quer finalizar 2013 com todos os estados brasileiros dentro do Sistema Nacional de Cultura, e completar até 2020, o plano municipal de cultura em 3.339 cidades, 60% do total das cidades brasileiras.
 
Para auxiliar Estados e Municípios a construírem seus planos, a Secretaria de Políticas Culturais (SPC) lançou, durante a III Conferência Nacional de Cultura, a publicação “Como fazer um Plano de Cultura”, que auxiliará gestores culturais a difundir o PNC e orientar sua implementação local.
 
Durante a próxima semana, o Ganesha vai trazer detalhes das discussões e decisões que foram frutos da III CNC e que vão orientar a política de estado para a cultura em todo o país nos próximos anos. 
 
O acesso aos aparelhos culturais (cinema, teatro, bibliotecas, arquivos) e a difusão da diversidade brasileira entre seus cidadãos dependem agora da aprovação da PEC 150 pelo Congresso Nacional. A PEC é imprescindível para garantir o financiamento da efetiva implantação do Sistema Nacional de Cultura.